sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Programa Eco-Escolas - "Rota dos 20" e "Hastear da Bandeira Verde 2014/2015"

O dia 22 de fevereiro de 2016 
vai ficar na história da nossa escola!! 

Participámos na atividade "Rota dos 20" e hasteámos a nossa "Bandeira Verde 2014/2015", no âmbito do Programa Eco-Escola.
Começámos a preparar este dia na semana anterior com a realização de "chapéus" alusivos a este dia festivo, a partir de material reutilizável, confecionámos bolachas nas AAAF e os adultos fizeram um bolo!!



No período da manhã participámos na atividade “Rota dos 20″, que assinala os 20 anos das Eco-Escolas em Portugal, "colocando o enfoque na mobilidade sustentável e na participação ativa das crianças e jovens na procura e proposta de soluções".​

Os testemunhos onde serão registadas opiniões e sugestões, percorrerão as escolas dos municípios participantes que serão responsáveis por os passar, da forma mais sustentável que conseguirem, ao próximo Município. E assim foi ... o testemunho chegou ao Município de Sesimbra por uma delegação vinda do Município de Almada e foi uma delegação da nossa escola (por ser a Eco-Escola mais afastada da sede do nosso Município) constituída por 4 alunos de cada turma (eleitos pelos colegas) uma Educadora e uma Assistente e por elementos da Câmara Municipal de Sesimbra; que o recebeu na estação da Fertagus em Coina. A nossa delegação utilizou o transporte publico, oferta da Fertagus, para se deslocar até ao local. Foi muito divertido!! E pelo caminho, sempre muito atentos, fomos logo registando as nossas opiniões sobre o que poderia ser melhorado!



Quando os colegas chegaram à escola, juntos fizemos uma grande festa... partilhámos o testemunho e hasteámos a nossa "Bandeira Verde 2014/2015", galardão recebido em outubro como reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido o ano letivo anterior!
E foi uma festa FANTÁSTICAAAAA!!
Contámos com a excelente colaboração do nosso Professor de Atividade Expressiva, Cristiano Contreiras, que acompanhado da sua guitarra animou o público com canções bem conhecidas de todos nós!!
Contámos ainda com a presença do Presidente da Junta de Freguesia, Vitor Antunes; da Presidente do Conselho Geral do nosso Agrupamento, Sara Gamito; do Diretor e Sub-Diretora
do nosso Agrupamento,  Nuno Mantas e Angelina Simões respetivamente; de 3
representantes da Câmara Municipal de Sesimbra, entre elas Anabela Gato; 2 colegas dos "Jovens Repórteres do Ambiente" do nosso Agrupamento
e famílias!
O nosso Diretor hasteou a bandeira com a ajuda de 2 colegas nossos e todos nós cantámos o hino da Boa Água acompanhados pelo Prof. Cristiano na viola, foi liiiiiiiindo e inesquecível!
Que orgulho ver a bandeira na entrada da nossa escola! 
Terminámos com um lanche convívio.


No período da tarde, assinámos a 
"Bandeira Rota dos 20"



E fomos todos entregá-la, assim como o
testemunho, à EB1 nº2 da Quinta do Conde, para que possa percorrer todas as escolas do nosso Agrupamento e depois seguir para as restantes Eco-Escolas do Município de Sesimbra, para que no dia 2 de março seja entregue ao de Setúbal!
As famílias também nos acompanharam no percurso a pé e registámos as nossas opiniões e sugestões, vimos muitas coisas erradas... carros estacionados em cima do passeio e em espaços verdes, falta de passadeiras, lixo no chão, caixotes do lixo cheios, buracos na estrada... 

  
Quando chegámos à nossa escola... RELAX!!








E preenchemos o testemunho com as nossas propostas e sugestões, assim como o livro "Rota dos 20"...























Mas que dia... um dia que não iremos esquecer!!
Um orgulho para todos nós!
Paraaaaaaaaabéns a todos!!

SOMOS ECO-ESCOLA!!!!


Queremos agradecer a todos os que
participaram e colaboraram nesta grande festa: 
a todos os alunos, aos convidados e famílias, pelo excelente envolvimento; à Drª Anabela Gato e
 Câmara Municipal de Sesimbra, pela organização da atividade da receção do testemunho; à Fertagus, pelo acolhimento e oferta do transporte para a estação de Coina e regresso; ao Prof.  Cristiano pela  excelente colaboração e disponibilidade; à Prof. Alexandra Figueiredo;
às nossas "repórteres": Anabela Gato, Vânia, Patrícia e mãe da Rita, que fizeram um excelente registo fotográfico e à nossa equipa, que mais uma vez com muito carinho, motivação e dedicação tornaram possível este dia FANTÁSTICO e INESQUECÍVEL!!!

OBRIGADO!!!



2 comentários: